O Coletivo

O “Coletivo Imperial” nasceu da vontade de um grupo que buscava construir uma concepção alternativa de produção cultural na região da Serra Verde Imperial, no Estado do Rio de Janeiro. Esta ação fundamenta-se cooperação, na perspectiva de trabalho coletivo com decisões horizontalizadas, optando desde o início por promover, produzir e evidenciar atividades que integrassem as artes e priorizasse expressões não hegemônicas, aquelas que não eram privilegiadas pela grande mídia e produtoras em nosso Estado. Alguns membros do “Coletivo Imperial” são oriundos de uma experiência anterior de produção cultural na região.

O trabalho coletivo tem o objetivo tem o objetivo de cooperar para o amadurecimento e para a criação de uma identidade cultural regional. A ausência de canais que promovam os diversos segmentos artísticos e culturais da e na região, levou o núcleo formado por produtores, publicitário e jornalista a se organizarem e conceberem o “Coletivo Imperial”.
Criado em junho de 2014, imbuído de vontades individuais que se transformaram em práticas coletivas, o grupo percebeu a necessidade da luta por práticas distintas das habituais e predominantes. Olhar para a região que possui similaridades culturais e, ao mesmo tempo, mergulhar em sua singularidade e riqueza cultural, dar-lhe visibilidade e respeito é a forma que o coletivo fundamente-se.

Sabemos do potencial da região da Serra Verde Imperial, com toda sua riqueza história e valor criativo. Com o compromisso de promover ações públicas que deem acesso a conteúdo e produtos culturais, sem descriminação de origem, o Coletivo Cultural busca fomentar a economia criativa na região, promover o intercâmbio entre as cidades e frentes artísticas e culturais externas, priorizar a promoção de atividades e ações gratuitas e realizar pesquisa e promoção de conteúdo histórico e valorização da memória local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário