quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Varal Cultural 2015 - APAE Magé

Magé - Artes Visuais
Divulgação

A APAE Magé/RJ e o Projeto Teatro dos APAExonados convidam para a exposição dos trabalhos realizados por seus participantes. O evento acontecerá sexta-feira, 28 de agosto de 2015, às 09h, na APAE Magé, em Piabetá - Rua Guaxupé, nº 590, Lote 05, Quadra 01, Vila Roberta - Mais informações pelo telefone: (21) 2739-3440. A atividade é gratuita e a classificação é livre.



quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Projeto Olhares realiza exposição sobre o universo da bola

Teresópolis - Artes Visuais
Por Alan de Jesus

CASA DA SELEÇÃO - Larissa Quintério

Utilizada como peça principal em quase todos os esportes, a bola é o brinquedo que mais tem história no mundo. Presente nos quintais, praias, ruas, parques, passando pelas quadras e piscinas de nossas cidades, esse objeto esférico faz parte da paixão nacional e é responsável pelo entretenimento de milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo. Para refletir sobre a importância e o papel democrático que a bola assume na sociedade hoje, o Projeto Olhares lança neste mês a exposição fotográfica “O MUNDO DA BOLA”. A mostra é o produto final do Curso de Iniciação Fotográfica realizado na comunidade do Rosário, em Teresópolis/RJ, e fica aberta ao público no período de  27 de agosto a 02 de setembro de 2015, na Calçada da Fama, no centro do município. Com mais de 50 fotografias feitas pelos alunos do projeto, a exposição convida o visitante a refletir sobre sua relação com a bola e descobrir o quanto ela foi importante para a construção de sua personalidade.

“As crianças e jovens se esforçaram muito para conseguir imagens excelentes. A qualidade está incrível. Eles realmente mergulharam na proposta deste ano”, afirma o professor de fotografia do Projeto, Jeferson Hermida. “Esse resultado será apresentado para o público em painéis, totens e móbiles. Tenho certeza que os visitantes irão se surpreender com a montagem deste”, completa.

Para ele, o grande desafio dessa nova exposição é a diversificação das imagens, buscando produzir fotografias que não fiquem apenas no futebol. “Procuramos expandir a ideia de bola, mostrando ao longo de diversos passeios todas as possibilidades que esse tema poderia trazer. Fotografamos o tênis de mesa, a bocha, a sinuca, o totó, o vôlei, o boliche e outras modalidades esportivas”, explica. “Para ampliar esse olhar, ao longo do projeto fomos ao Maracanã, ao Friburguense, a Casa de Portugal, aos Clubes do Botafogo e do Fluminense, a exposição fotográfica na Proarte, a praia de Copacabana e ao Country Club (Nova Friburgo)’’, diz. 

O professor avalia a turma de 2014/2015: "o Projeto Olhares vem desenvolvendo um trabalho de transformação no modo como essas crianças e jovens veem o mundo ao seu redor. Essa exposição é apenas um reflexo dessa mudança. O aluno do Projeto Olhares, desta edição, é motivado pelo questionamento e pela constante busca do saber. Tenho certeza que eles evoluíram muito ao longo do curso e, hoje, posso considerar que estão mais preparados para o mercado de trabalho e para superar os desafios da vida”, explica Jefferson.  

O Projeto Olhares é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado integralmente pela CRT ( Concessionária Rio Teresópolis Além Paraíba), sob a gestão do Lar Tia Anastácia e Criativa Social e realizado pelo Governo Federal.

SERVIÇO:
Exposição O Mundo da bola
Local: Calçada da Fama
Data: 27 de agosto de 2015
Hora: 10h00
Visitação gratuita
Classificação: Livre

PROJETO OLHARES 2015 - Ficha Técnica:
Coordenação: Flávia Becker Pereira Alves
Gestão: Lar Tia Anastácia e Criativa Social
Patrocínio: Ministério da Cultura, Governo Federal e CRT
Instrutor de Fotografia: Jeferson Hermida Pinheiro Freire
Curador: Márcio Francisco de Paula
Assistente Social: Renata Pedras
Supervisora Técnica: Jô Falceta
Psicólogo: Shiva Souza
Professora de Português: Cristina Maria Amaral Ramos
Colaboradora: Luciane de Souza
Assessoria de Imprensa: Alan de Jesus
Programação Visual: Mário Seixas

sábado, 22 de agosto de 2015

Filme com ator de Nova Friburgo, RJ, participa do Festival de Milão

Nova Friburgo - Cinema
Fonte: G1 Região Serrana



O ator Bernardo Dugin, de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, irá participar do “Film Festival International Milan”, o festival de Cinema de Milão. Bernardo atua no curta-metragem 'S2', do diretor Bruno Bini que, no início deste mês, concorreu em várias categorias do prêmio Kikito, em Gramado. Bernardo também concorreu ao prêmio de melhor ator, mas quem levou o título foi Matheus Nachtergaele.

“Não ganhamos prêmio. Foi muito concorrido. Mas ficamos muito felizes com o festival de Milão. O filme em Gramado foi recebido com muito carinho pelo público e também pela crítica. O que a gente mais ouvia é que o filme tem potencial para virar uma série de TV. 'S2' tem uma pegada jovem, com a história contada também pelas redes sociais. É uma nova era onde os relacionamentos e nossos sentimentos se dão na velocidade de um clique”, comentou Bernardo.

No festival em Milão, o filme será exibido no dia 6 de novembro e concorre nas categorias de melhor comédia e melhor novo diretor. “Gramado foi uma grande vitrine e aprendizado. Ficamos praticamente uma semana juntos com os melhores do cinema nacional e da América Latina. Coletiva de imprensa com críticos e público, todos os diretores, produtores e atores discutindo sobre o cinema e seus respectivos filmes. Gramado foi um sonho. Já quero voltar ano que vem”, disse o ator.

Segundo o Bernardo, a experiência no prêmio Kikito, abriu portas para novas oportunidades. “Já recebi um convite para um próximo longa: Emoticon smile”, lembrou.

Versos de Princesa Prometida

Guapimirim - Literatura
Divulgação


sábado, 15 de agosto de 2015

Roda de Samba com Inácio Rios

Teresópolis - Música
Divulgação



Roda de Samba com Inácio Rios
Domingo, 16 de agosto de 2015, às 13h, no Sesc Café Teresópolis.
Entrada GRATUITA. Classificação: Livre.
Avenida Delfim Moreira, 748, Várzea.
Mais informações pelo telefone: (21) 2743-6959

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Teresópolis recebe Roda de Samba de Inácio Rios

Teresópolis - Música
Por Alan de Jesus


No próximo domingo, 16, os amantes de samba têm encontro marcado em Teresópolis. A roda de Samba de Inácio Rio promete animar o domingão e não deixar ninguém parado. A apresentação musical começa às 13 horas, no Sesc Café, localizado à Avenida Delfim Moreira, nº 748, no bairro da Várzea, e tem entrada gratuita e classificação livre. Os interessados podem pedir mais informações pelo telefone: 2743-6959.

Sonoridade que respira samba, mesclando novidade, qualidade e tradição. A Roda de Samba de Inácio Rios é um tributo à história cultural desse ritmo brasileiro. Com 28 anos de idade, o cantor tem em seu sangue a ginga e a musicalidade que só alguém que vive o samba é capaz de ter. Filho do consagrado sambista Zé Katimba (Estandarte de Ouro 2013 como Personalidade do Samba), Inácio cantou profissionalmente pela primeira vez aos oito anos de idade, estreando no CD “Sambas Eternos” (1993), dirigido por Rildo Hora, onde interpretou o samba enredo “Vamos brincar de ser criança”, reverenciando o carnaval de 1978 da Imperatriz Leopoldinense. Aos nove anos de idade fez sua primeira viagem profissional internacional para se apresentar em Angola.

Aos 12 anos, sendo integrante do “Butiquim do Martinho”, foi convidado a interpretar duas faixas no CD “Butiquim do Martinho”, sendo uma delas, “Se Deus Quiser”, de autoria do próprio menino. Em 2008, aos 22 anos, lançou seu primeiro CD “Bendita Percussão” no histórico Teatro Municipal de Niterói/RJ. No mesmo ano, Diogo Nogueira gravou em seu primeiro álbum a música “Samba Pros Poetas” em parceria com Inácio.

Hoje, sua Roda de Samba traz clássicos do samba carioca, mesclando com trabalhos autorais de seu segundo CD “Agulha de Marear”, que contou com participações especiais de Mart’nália, Diogo Nogueira e do Grupo Café Brasil. Em sua Roda de Samba, fica claro o envolvimento do músico com a história do samba carioca, onde em perfeita dosagem, mistura ritmos brasileiros, e ainda assim, permite-nos ficar encantados assistindo sua intimidade com os clássicos dos bambas.

SERVIÇO:
Roda de Samba com INÁCIO RIOS
Data: 16 de agosto de 2015
Hora: 13h
Local: Sesc Café Teresópolis
Mais informações: (21) 2743-6959
ENTRADA GRATUITA 
Classificação: Livre

sábado, 1 de agosto de 2015

Teatro dos APAExonados apresenta ‘‘Bumba meu Boi-Bumbá’’

Magé - Teatro
Por Alan de Jesus




A tradição do Bumba-meu-boi começou no Nordeste, mas logo se espalhou por todos os estados brasileiros, ganhando vários nomes, como: boi-bumbá, boi-calemba, boi-de-reis, boi-surubim e boi-zumbi, boi-janeiro e boi-estrela-do-mar. A festa do boi, realizada nos meses de junho e julho, convida as pessoas a relembrarem a história que originou a tradição. A dança tem vários personagens e cada um tem um papel importante para a trama. O amo, que é o dono da fazenda e, mais importante, do boi. Chico, empregado da fazenda que rouba a língua do boi para satisfazer o deseja de sua esposa Catirina, uma negra engraçada que está grávida. Para reforçar a importância das tradições culturais de nosso país, a APAE Magé realizou, no dia 31 de julho, o espetáculo “Bumba meu Boi-Bumbá”. A apresentação foi encenada pelos jovens assistidos pelo projeto Teatro dos APAExonados.

Com elementos de comédia, tragédia, dança e romance, o espetáculo “Bumba meu Boi-Bumbá” arrancou gargalhadas do público que ficou impressionado com a interpretação dos jovens atores. “Nós ensaiamos muito as falas e o posicionamento deles nas cenas. Cada detalhe foi pensado e ensaiado muitas vezes para que eles estivessem tranquilos na hora da apresentação. Pela reação do público posso ver que nosso esforço teve um bom resultado”, diz a instrutora de ensino do Projeto Teatro dos APAExonados, Barbara Andrade Ferreira.

Segundo ela, cada papel foi pensado de acordo com a necessidade de cada participante, buscando principalmente o desenvolvimento de suas habilidades motoras e cognitivas. “Toda a divisão é feita em cima do roteiro elaborado em conjunto com a equipe técnica. A partir disso, avaliamos o desenvolvimento de cada integrante e separamos os papéis”, explica.

Barbara lembra que cada apresentação tem sua singularidade, contemplando manifestações culturais de várias regiões do país e não apenas do Estado Rio de Janeiro. “Já realizamos uma exposição de escultura, colagem e pintura; apresentamos um espetáculo sobre a Folia de Reis e também uma peça sobre o circo. A ideia é fazer com que eles mergulhem em cada tema, conhecendo os detalhes culturais de cada proposta”, afirma. “Para isso, durante as oficinas específicas do projeto trabalhamos com as músicas típicas, mostramos vídeos e trazemos textos auxiliares. Isso possibilita essa ampliação e aprofundamento. A própria temática do boi foi uma surpresa para muitos”, lembra.

A próxima apresentação do Projeto Teatro dos APAExonados será realizada em setembro e deve mostrar ao público as possibilidades que o desenho pode proporcionar, revelando o mundo lúdico dessa arte.

Teatro dos APAExonados é um projeto da APAE Magé/RJ, patrocinado integralmente pela CRT (Concessionária Rio  Teresópolis  Além Paraíba), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e sob a gestão da Criativa Social.