sábado, 1 de agosto de 2015

Teatro dos APAExonados apresenta ‘‘Bumba meu Boi-Bumbá’’

Magé - Teatro
Por Alan de Jesus




A tradição do Bumba-meu-boi começou no Nordeste, mas logo se espalhou por todos os estados brasileiros, ganhando vários nomes, como: boi-bumbá, boi-calemba, boi-de-reis, boi-surubim e boi-zumbi, boi-janeiro e boi-estrela-do-mar. A festa do boi, realizada nos meses de junho e julho, convida as pessoas a relembrarem a história que originou a tradição. A dança tem vários personagens e cada um tem um papel importante para a trama. O amo, que é o dono da fazenda e, mais importante, do boi. Chico, empregado da fazenda que rouba a língua do boi para satisfazer o deseja de sua esposa Catirina, uma negra engraçada que está grávida. Para reforçar a importância das tradições culturais de nosso país, a APAE Magé realizou, no dia 31 de julho, o espetáculo “Bumba meu Boi-Bumbá”. A apresentação foi encenada pelos jovens assistidos pelo projeto Teatro dos APAExonados.

Com elementos de comédia, tragédia, dança e romance, o espetáculo “Bumba meu Boi-Bumbá” arrancou gargalhadas do público que ficou impressionado com a interpretação dos jovens atores. “Nós ensaiamos muito as falas e o posicionamento deles nas cenas. Cada detalhe foi pensado e ensaiado muitas vezes para que eles estivessem tranquilos na hora da apresentação. Pela reação do público posso ver que nosso esforço teve um bom resultado”, diz a instrutora de ensino do Projeto Teatro dos APAExonados, Barbara Andrade Ferreira.

Segundo ela, cada papel foi pensado de acordo com a necessidade de cada participante, buscando principalmente o desenvolvimento de suas habilidades motoras e cognitivas. “Toda a divisão é feita em cima do roteiro elaborado em conjunto com a equipe técnica. A partir disso, avaliamos o desenvolvimento de cada integrante e separamos os papéis”, explica.

Barbara lembra que cada apresentação tem sua singularidade, contemplando manifestações culturais de várias regiões do país e não apenas do Estado Rio de Janeiro. “Já realizamos uma exposição de escultura, colagem e pintura; apresentamos um espetáculo sobre a Folia de Reis e também uma peça sobre o circo. A ideia é fazer com que eles mergulhem em cada tema, conhecendo os detalhes culturais de cada proposta”, afirma. “Para isso, durante as oficinas específicas do projeto trabalhamos com as músicas típicas, mostramos vídeos e trazemos textos auxiliares. Isso possibilita essa ampliação e aprofundamento. A própria temática do boi foi uma surpresa para muitos”, lembra.

A próxima apresentação do Projeto Teatro dos APAExonados será realizada em setembro e deve mostrar ao público as possibilidades que o desenho pode proporcionar, revelando o mundo lúdico dessa arte.

Teatro dos APAExonados é um projeto da APAE Magé/RJ, patrocinado integralmente pela CRT (Concessionária Rio  Teresópolis  Além Paraíba), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e sob a gestão da Criativa Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário